Postado em 20/07/2021
RESUMO
Este artigo refaz a trajetória do ator, diretor e produtor C. Adolpho Chadler, pseudônimo do carioca Cícero Adolpho Victorio da Costa (1940– 2000). Num curto período, entre 1967 e 1973, esse misterioso produtor, diretor e ator, com posições políticas assumidamente de direita e frequentemente apontado como um espião do Serviço Nacional de Informações (SNI), estruturou uma linha de montagem que produziu doze filmes — ou seja, uma média de dois por ano. O artigo explora especialmente os filmes que ele dirigiu: sete longas-metragens e um curta de um filme em episódios. Todas os títulos mimetizaram subgêneros populares europeus que reciclavam, a partir do uso da violência e do erotismo, fórmulas consagradas por Hollywood (o western, o policial, o filme de espionagem e o terror). A análise de sua obra é feita a partir da cobertura da imprensa da época, em críticas, reportagens e até notas sociais, e toma por base a teoria a respeito da dicotomia entre Nacional e Universal proposta por Ortiz Ramos (1983).
Palavras-chave: Cinema Brasileiro. História do Cinema. Gêneros Cinematográficos. Crítica de Cinema.
ABSTRACT
This article retraces the trajectory of the actor, director and producer
C. Adolpho Chadler, pseudonym of the carioca Cícero Adolpho Victorio da Costa (1940–2000). In a short period between 1967 and 1973, this mysterious producer, director and actor, political positioned on the right and often appointed as a spy from the Serviço Nacional de Informações, or SNI (National Information Service), structured a production line that resulted in twelve movies — an average of two films a year. The subject of this paper are the movies directed by himself: seven feature films and short from an anthology film. They were all inspired by popular European subgenres that reinvented classical Hollywood formulas (the western, the crime film, the spy movie and the terror) with violence and erotism.
The main source for this analysis is the press coverage of the time in criticism, reports and even social notes, and its theoretical background is the dichotomy between Local and Universal, proposed by Ortiz Ramos (1983).
Keywords: Brazilian Cinema. Cinema History. Film Genres. Film Criticism.
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