Postado em 21/06/2021
RESUMO
Este artigo busca apresentar a relação do artesanato com espaços turísticos e os desdobramentos em relação à cultura material e o mercado. Apresenta conceitos de artesanato, além de um breve panorama das características do artesanato brasileiro, e sua representação na cultura material, bem como sua associação ao território. Os autores Albino (2017), Ribeiro (1983) e Canclini (2019) são alguns referenciados na discussão do turismo como uma oportunidade de mercado para o artesão. Em seguida, apresenta casos positivos de interação entre turismo e artesanato em diversos aspectos, tais como, o artesanato como atrativo turístico, artesanato como fonte de divulgação do território, destinos turísticos e seus elementos iconográficos como inspiração para o artesanato. Os exemplos partem de iniciativas do poder público, da sociedade civil e dos próprios artesãos.
PALAVRAS-CHAVE: Artesanato. Território. Turismo. Cultura Material.
ABSTRACT
This paper presents the relationship between handicrafts and tourist spaces and developments in relation to material culture and the market. It presents concepts of handicrafts, in addition to a brief overview of the characteristics of Brazilian handicrafts, and their representation in material culture, as well as their association with the territory. The authors Albino (2017), Ribeiro (1983) and Canclini (2019) are mentioned in the discussion of tourism as a market opportunity for the artisan. Then, it presents positive results of interaction between tourism and handicrafts in several aspects, such as handicrafts as a tourist attraction, handicrafts as a source of dissemination of the territory, tourist destinations and their iconographic elements as inspiration for handicrafts. The cases come from initiatives by the government, civil society and artisans themselves.
KEYWORDS: Handicrafts. Territory. Tourism. Material Culture.
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