A calçada da 
  metrópole
  Luis Wilson Pina 
   
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    | Crédito: 
        Marcos Garuti
 
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Uma lista breve das referências 
espaciais que registramos em nosso cotidiano na metrópole vai alinhando 
uma sucessão de ambientes fechados nos quais vivemos, trabalhamos e interagimos 
socialmente: a casa ou apartamento, o espaço fechado do veículo 
particular, a estação do metrô, o local de trabalho, geralmente 
no andar de um prédio, o restaurante do almoço, o shopping center 
do breve passeio, o clube, a academia de esportes, o centro cultural, o cinema, 
o teatro, a danceteria, a faculdade, às vezes a residência dos parentes 
e amigos, raramente a do vizinho. E cada vez mais nos fechamos nesses ambientes, 
nos esquecendo de olhar para fora.
Talvez porque estamos descontentes pelo que vemos nas calçadas, que mal 
olhamos ao percorrer a cidade, justamente porque cada vez menos andamos por elas. 
Movendo-se de um espaço fechado para outro, geralmente dentro de um veículo, 
pouco reparamos nas calçadas; quando no metrô, então, nem 
as enxergamos, confinados nos seus túneis ou nas suas estruturas elevadas, 
vendo apenas prédios e mais prédios que no conjunto desenham um 
amontoado sem forma definida, sem cores e sem distinção no tecido 
urbano, salvo por um ou outro de arquitetura um pouco mais arrojada ou de maiores 
dimensões.
No entanto, quantas formas de uso da calçada a grande cidade revela, algumas 
que existem há muito tempo, como os vendedores de jornais e revistas, que 
hoje trabalham em bancas cada vez mais sortidas, algumas com telefone e computadores; 
os vendedores ambulantes, hoje "camelôs"; os engraxates, espécie 
em extinção; os mendigos; a prostituição em geral, 
esta restrita a algumas ruas. Personagens antigos que dividem áreas ou 
competem pelo espaço com jovens oferecendo promoções em teatro 
e em eventos culturais; com os carrinhos de "cachorro-quente"; com os 
vendedores de talões de estacionamento; com pessoas oferecendo passes de 
ônibus e de metrô; com outras pessoas, algumas delas, em vários 
pontos da cidade, sentadas em cadeiras de praia, ao lado de um equipamento de 
som portátil, tocando interminavelmente um CD de um violonista, que parece 
emitir sempre a mesma música; e muitas outras novas formas de ocupação, 
de venda das mais diferentes mercadorias, de oferta dos mais diferentes serviços, 
do "homem-sanduíche" às pessoas que querem medir a pressão 
dos passantes.
Nesse universo mutante e mutável, colorido e alegre, triste e cruel, esquecido 
e movimentado, onde está o simples flâneur (aliás, que expressão 
tão antiquada), aquela pessoa que passeava à toa, olhando de um 
lado para o outro, vendo vitrines ou reparando nos outros, às vezes provocando 
uma conversa ou um encontro? Parece que num mundo cada vez mais utilitarista, 
olhar a cidade sem compromisso nem responsabilidade, andando displicentemente 
por suas calçadas, não é mais uma atitude do seu habitante. 
Além da insegurança crescente, os obstáculos existentes impedem 
o caminhar tranqüilo, os buracos provocam torções dos pés, 
os encontrões são inevitáveis, sobretudo quando o passeante 
se distrai, ou quando não se preocupa com as pessoas apressadas, pois estas 
simplesmente não se desviam nem pedem desculpas.
Então, como gostar de nossa grande cidade, se deixarmos de apreciar o caminhar, 
o fazer longos percursos por suas calçadas, justamente o espaço 
privilegiado de mediação e de encontro entre o público e 
o privado, que todos usam mas do qual poucos cuidam? 
Quem ainda deseja que esse espaço de mediação e interação 
social se mantenha como referência e local a ser apreciado pede para os 
que pensam os espaços da cidade, aqueles que desenham os ambientes urbanos, 
e para quem decide o que vai ser feito, que incluam as calçadas nas suas 
preocupações, planos, investimentos e empreendimentos, juntamente 
com as pistas das avenidas, os viadutos, as linhas do metrô, os prédios 
e os subterrâneos, os helipontos e os monumentos. Elas ainda são 
as artérias nas quais circula o ciclo vital da nossa metrópole. 
Luis Wilson 
  Pina é consultor 
  da Assesssoria Técnica e de Planejamento do Sesc São Paulo