Postado em 03/12/2020
O Centro de Música do Sesc Guarulhos é o caçula dos Centros de Música. Nasceu em maio de 2019, porém já chegou de maneira imponente: com 14 estúdios, mais de 70 instrumentos e um auditório com 100 lugares, palco de cursos, apresentações e encontros muito especiais.
A sua chegada significou forte movimentação dos artistas da cidade. Logo no primeiro dia de funcionamento, o público pôde vivenciar na prática o uso de instrumentos diversos, com a orientação de músicos da região que iam desde membros da Orquestra e professores do Conservatório de Guarulhos até sambistas e violeiros da cidade, passando por professoras de guitarra e bateria guarulhenses. Foram 10 estúdios dedicados a essa vivência durante todo o período de inauguração, sem interrupção.
No mesmo dia, um grande flashmob surpresa ocupou a Praça de Convivência com instrumentos típicos de uma banda, inclusive alguns de grande porte como contrabaixos e tubas, sensibilizando e surpreendendo pessoas que não estão acostumadas com esse tipo de sonoridade.
"É um espaço que, além de ser amplo, é muito versátil. Dá pra fazer muita coisa ali. Tenho certeza de que essa semente vai dar frutos que nem estamos imaginando agora", diz Emiliano Patarra, ex-aluno e ex-educador do Centro de Música do Sesc Consolação e atual regente das orquestras Jovem Municipal e GRU Sinfônica, ambas de Guarulhos.
Patarra se apresentou junto à Orquestra Jovem Municipal na inauguração do Sesc e, pouco tempo depois, também em um programa com a cantora Vanessa da Mata como convidada. "Temos uma atuação constante em parceria. Sou diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos e tínhamos desenhado uma programação enorme para este ano, que infelizmente não puderam ser realizadas por conta da pandemia. Mas pretendemos retomar tão logo a situação permita", conta o maestro.
No mês da inauguração, mais de 150 atividades tomaram conta do Sesc Guarulhos, grande parte delas dedicadas à música. Concertos comentados de artistas, como os de Arnaldo Antunes e do violonista e youtuber Fábio Lima, que aconteceram na abertura, acabaram se tornando parte da programação, tamanho sucesso feito junto ao público. Além dos shows, os artistas falavam sobre suas trajetórias e abriam espaço para perguntas. Passaram por lá Chico César, Margareth Menezes e Zélia Duncan, entre outros grandes nomes.
Se, por um lado, a apresentação do grupo Os Favoritos da Catira trouxe a tradição para os palcos do Sesc, com sua viola ritmada pelas batidas dos pés e mãos dos dançarinos, a música experimental também não ficou de fora, como foi no caso do espetáculo 'Baquirivu - Imersão e Confluência'. Na ocasião, os artistas guarulhenses Sombra, Kiko Dinucci, Edgar, Valério, Anna Raquel, Esdras e Marcos Gerez, uniram música e visuais em uma grande homenagem a cena musical da cidade. Como apontou o próprio Dinucci, "os artistas locais estão precisando de espaço e de dignidade pra tocar e o Sesc Guarulhos é um pólo de cultura que as pessoas vão ganhar como presente".
De maio de 2019, mês da inauguração, até março de 2020, quando ocorreu o fechamento de todas as unidades do Sesc devido a pandemia, passaram por lá mais de 3000 pessoas em 58 oficinas. Em uma dos encontros de maior sucesso, o grande arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal convidou pais e filhos a descobrirem novos sons, através de suas experimentações com um piano, uma flauta e a sua famosa chaleira.
Por enquanto, as portas do Centro de Música continuam fechadas, para evitar a propagação do coronavírus, mas você já pode matar as suas saudades através de cursos e conteúdos disponíveis nas redes do Centro de Música do Sesc. Acompanhe a programação pelo Instagram (www.instagram.com/cmsesc), Facebook (www.facebook.com/cmsesc), Twitter (www.twitter.com/cmsesc) e YouTube (www.youtube.com/cmsesc).