Postado em 25/08/2020
RESUMO
Partindo do pressuposto de que o ambiente escolar é um meio apropriado para a promoção da saúde, já que um programa socioeducativo pode oferecer uma estrutura mais suportiva, decerto que pode contribuir para a formação das crianças dentro de um contexto de qualidade de vida. Sendo assim, o artigo discute a contribuição de um programa socioeducativo para a promoção da saúde e, consequentemente, a qualidade de vida das crianças participantes. O reconhecimento da importância da participação das crianças durante o desenvolvimento, em estrutura que proporcione um suporte adequado, com o acompanhamento de educadores capacitados para a formação do capital social, reforça a proposta. No entanto, iniciativas com a finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos em saúde bucal, incluindo esta pauta no currículo de programas socioeducativos, podem contribuir para efetivar um trabalho em parceria, possibilitando um desenvolvimento saudável, com mais qualidade na vida das crianças participantes.
Palavras-chave: Capital Social. Educação em Saúde. Qualidade de Vida.
ABSTRACT
Assuming that the scholar environment is appropriate to health pro- motion, offering a more supportive structure, a social-educative program, though having a broader scope, may contribute to the formation of children within a life quality context. The main goal of this paper is to analyze the contribution of this social-educative program to health aiming and quality of life of the participating children. The importance of children’s participa- tion acknowledgement during their development, within a structure that provides an adequate support, followed by capable educators for the for- mation of Social Capital, reinforces this kind of approach. Nevertheless, initiatives aiming at an increase of knowledge in oral health, including this subject in a social-educative program curriculum, may contribute to reinforce an effective partnership, enabling a healthy development with enhanced life quality for the participating children.
Keywords: Social Capital. Health Education. Quality of Life.
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