Postado em 10/02/2020
Artigo: Sandra Carla Sarde Mirabelli e Suzana Carielo da Fonseca
Resumo
Neste artigo, o ponto de partida é de que a educação permanente pode ser um instrumento fundamental para criar e/ou manter condições que favoreçam, de modo contínuo, a atualização de potencialidades vitais. O objetivo foi investigar a capacidade de diálogo do programa Trabalho Social com Idosos (TSI), do Sesc São Paulo, com o contexto social no qual se insere e o impacto das ações socioeducativas na vida das pessoas idosas que frequentam o Sesc. A metodologia de pesquisa contou com uma revisão bibliográfica sobre o tema, articulada a uma pesquisa de campo de estudo de casos múltiplos, com dados coletados em três unidades do Sesc São Paulo: Bauru, Consolação e Itaquera. Os resultados da análise apontam para um impacto altamente positivo das atividades socioeducativas do TSI na vida das pessoas idosas. No âmbito das atividades grupais, defendemos que se amplie a dimensão da dialogicidade por meio de ações que favoreçam as pessoas idosas a escutarem-se ou a escutarem, na própria voz, sua experiência de envelhecimento, contribuindo para desmistificar, nos discursos que circulam socialmente, a representação dicotômica sobre a velhice. Entendemos que a inclusão deste saber intuitivo nas práticas pode contribuir para o enfrentamento do preconceito etário nas sociedades globalizadas.
Palavras-chave: educação permanente; ações socioeducativas; envelhecimento; velhice; gerontologia.
Abstract
In this article, the starting point is that continuing education can be a fundamental instrument for creating and / or maintaining conditions that permanently favor the actualization of vital potentials. Its objective was to investigate the dialogue capacity of the Social Work with the Elderly Program (TSI), of Sesc São Paulo, with the social context in which it is inserted, and the impact of socio-educational actions on the lives of elderly people attending Sesc. The research methodology included a literature review on the subject articulated with a field research of multiple case studies, data collected in three Sesc São Paulo Units: Bauru, Consolação and Itaquera. The results of the analysis point to the highly positive impact of IST socio-educational activities on the lives of older people. Within the scope of group activities, which broadens the dimension of dialogicity, actions that favor older people to listen or listen in their own voice to their aging experience, contributing to demystify, in the discourses that circulate socially, the dichotomous representation about old age. We understand that the inclusion of this intuitive knowledge in practices can contribute to the confrontation of age prejudice in globalized societies.
Keywords: permanent education; socioeducational actions; aging; old age; gerontology.
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