Postado em 03/02/2020
Possivelmente você também tem uma história sobre seus dentes de leite. Ao redor do mundo, são diversas as tradições que celebram a queda do primeiro dente. Com um jeitinho especial essas tradições ajudam as crianças com chegada da "janelinha", já que, a partir daquele momento, elas vão sorrir cada vez mais banguelas até que os dentes permanentes comecem a crescer.
Aqui no Brasil, é comum que as famílias incentivem as crianças a colocar o dente caído embaixo do travesseiro para que a Fada do Dente possa levá-lo e trocar por um novo. De quebra, ela ainda deixa uns trocados ou um docinho como recompensa pelo dente doado.
Na Espanha, Argentina, Uruguai, Colômbia, México e outros países de língua hispânica, a tradição é bem parecida, mas quem surge para fazer essa troca é um rato. Sim, um rato. Com nome e sobrenome: Don Ratón ou Ratóncito Perez.
A fama do ratinho se fortaleceu na Espanha com o conto escrito por Luís Coloma para o Rei Afonso XIII, quando este perdeu um de seus dentes de leite aos 8 anos. Hoje é possível até visitar a "Casa Museo del Ratón Pérez", em Madrid, de tão importante que esse personagem se tornou. Como "quem conta um conto, aumenta um ponto", podemos encontrar essa figura com características diferentes ao redor do mundo.
A Faculdade de Odontologia da USP, também recebe uma ajudinha com os dentes de leite. No seu caso, a Fada do Dente reúne os dentinhos e os entrega na USP para a realização de pesquisas super importantes, incluindo estudos sobre as células tronco, que podem ajudar a melhorar a vida de milhares de pessoas. Para conhecer o projeto, é só clicar aqui.
Outro costume muitos comum entre os brasileiros é o de jogar os dentes de leite em cima do telhado para ganhar o direito de realizar um desejo. Essa tradição também acontece em muitos outros países do mundo, em especial, na Ásia. Japão, China, Taiwan, Indonésia, Vietnam e Camboja são alguns deles.
E você? O que fez com seus dentes de leite?
*****
De leite ou permanente, não importa. Cuidar dos dentes é essencial! De 11 a 18 de março, o Sesc São Paulo estará com inscrições abertas para tratamento odontológico em suas unidades. A inscrição é exclusiva para aqueles que possuem Credencial Plena válida no estado de São Paulo e deverá ser realizada no Portal Sesc SP, na seção Meu Perfil > Odontologia. Para saber mais acesse sescsp.org.br/odontologia.