Postado em 17/10/2019
Conhecida como a maior manifestação cultural do estado do Amapá, a Dança do Marabaixo tem sua origem em Mazagão, no Marrocos, trazida ao Brasil por negros escravizados. Desde então, o conhecimento é transmitido de geração em geração.
A dança, lúdico religiosa, realizada em homenagem à inúmeros santos padroeiros e à Santíssima Trindade, está relacionada ao catolicismo popular afro-amazônico. Com tambores confeccionados em madeira e, algumas vezes, em pele de cobra, os participantes dançam ao redor dos tocadores, por meio de uma roda, com música e canto. Os acontecimentos, feitos e momentos alegres ou de lamentos de seus ancestrais são sempre lembrados.
Em novembro de 2018 o Marabaixo foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
Distribuídos entre mulheres, homens e crianças, o Grupo Tradicional de Marabaixo de Santa Luzia do Maruanum traz o resgate, a tradição e a cultura, percorrendo diversas comunidades durante o ano todo. Costumam participar de eventos culturais, religiosos, públicos e encontros de tambores. Durante os meses de outubro e novembro deste ano, percorrem 9 unidades do Sesc na capital, interior e litoral.
Agenda:
25/10 - Sesc Santos
26/10 - Sesc Bertioga
27/10 - Sesc Pompeia
29/10 - Sesc Araraquara
30/10 - Sesc Ribeirão Preto
31/10 - Sesc Rio Preto
01/11 - Sesc Presidente Prudente
02/11 - Sesc Birigui
03/11 - Sesc Bauru
Clique aqui ou acesse sescsp.org.br/percursosdatradicao para saber mais sobre o especial.