Postado em 14/08/2019
Na Pompeia, a história corre nas profundezas da terra. Em silêncio, o Córrego da Água Preta desenha suas galerias subterrâneas que cruzam o bairro até o Rio Tietê. Sobre esse caminho, em 1938, foi construída a fábrica que se tornaria, 40 anos depois, um importante espaço de cultura, esporte, lazer e convivência: o Sesc Pompeia.
Após a rápida industrialização de São Paulo, o córrego foi poluído e, em muitos trechos, soterrado. Quando se debruçou sobre a área para pensar a readequação da Fábrica e projetar o Sesc Pompeia, a equipe liderada pela arquiteta Lina Bo Bardi estudou o seu trajeto e pensou como, ao máximo, respeitar seu caminho.
Sobre a área “non aedificandi” (onde não pode ser construída) do córrego, tábuas de madeira foram colocadas para formar o Deck Solarium, que se tornou um importante espaço de lazer para os moradores do bairro - já que, no verão, o lugar foi carinhosamente considerado uma “praia de paulista”, em que dezenas de pessoas o utilizam para tomar sol.
Quer saber mais? Dá uma olhada neste vídeo em que contamos curiosidades sobre o Deck.
--
"Tijolo por Tijolo" é uma websérie do Sesc Pompeia. Semanalmente, no Facebook da unidade, você vai desbravar curiosidades sobre a história, a arquitetura e o processo de urbanização relacionados a ela. Desvende a trajetória do bairro da Pompeia, conheça a fábrica que funcionava no espaço antes de o Sesc ser aberto, descubra como foi a readequação e requalificação da área, entenda como diferentes traços do Brasil estão representados nos cantos da unidade e muito mais! São 15 episódios semanais com conteúdos exclusivos sobre a Cidadela da Liberdade.