Postado em 31/07/2019
A HISTÓRIA DA _RTE: DESCONSTRUÇÕES DA NARRATIVA OFICIAL DA ARTE
Ananda Carvalho1, Bruno Moreschi2 e Gabriel Pereira3
1 Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), curadora e crítica de arte. E-mail: anandacarvalho@gmail.com , Bruno Moreschi2
2 Doutor em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador e artista visual. E-mail: brunomoreschi@gmail.com. Website: https://brunomoreschi.com/ e Gabriel Pereira3
3 Doutorando em Estudos de Informação pela Universidade de Aarhus (Dinamarca). Pesquisador de dados, infraestruturas, e algoritmos, especialmente através de processos criativos e artísticos. E-mail: gabrielopereira@gmail.com. Website: http://gabrielpereira.net/
RESUMO
Este artigo relata as etapas do projeto A História da _rte que, em formato de panfletos gratuitos distribuídos na entrada de espaços de arte e de website, investiga a construção dos discursos oficiais da História da Arte em livros comumente utilizados em universidades brasileiras. Com análises quantitativas e qualitativas, o projeto representa um caso empírico de ativismo de dados e crítica institucional, realizados de maneira colaborativa por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores. O texto especifica as contribuições dos principais integrantes da equipe, a metodologia do projeto, principais resultados e reverberações. Considerando que muitas das discussões sobre a História da Arte e suas problemáticas ainda são restritas a poucos grupos, em geral no âmbito acadêmico de cursos de pós-graduação, este projeto procurou oferecer uma análise do cenário excludente do campo, contribuindo para que o debate ocorra em públicos mais amplos, não necessariamente especializados.
Palavras-chave: História da arte. Crítica institucional. Ativismo de dados. Ernst Hans Gombrich.
ABSTRACT
This article is a report on the stages of the project History of _rt which, in the form of free pamphlets distributed in the entrance of art spaces and a website, investigates the construction of the official discourses of the History of Art in books commonly used in Brazilian universities. Using both quantitative and qualitative inquiry, the project represents an empirical case of data activism and institutional criticism, carried out in a collaborative way by a multidisciplinary team of researchers and artists. The text specifies the contributions of the key team members, the project methodology, main results, and reverberations. Considering that many of the discussions about the History of Art and its problems are still restricted to a few 24 groups, generally in academic postgraduate courses, this project sought to offer an analysis of the exclusionary scenario of the field, contributing to a debate with broader audiences that are not necessarily specialized.
Keywords: History of Art; decolonial studies; institutional critique; data activism; Ernst Hans Gombrich