Postado em 18/06/2018
Resumo
As discussões e reflexões sobre a educação não formal, levando em conta as questões atuais, são importantes por se tratarem de um campo de conhecimento sem um conceito estático, mas sim em constante construção. O presente artigo resgata as memórias de alguns ex-participantes do Programa Curumim do Sesc São Paulo, analisando o que ficou registrado das experiências vividas e quais as possíveis relações com a vida atual. A metodologia utilizada foi a autobiografia, tendo a narrativa como instrumento coletor de informações e a memória como elemento central da pesquisa. Nos resultados emergiram temas que nos dão a dimensão da
importância e alcance que um programa de educação não formal pode ter e, neste caso especificamente, experiências vividas na infância que se consolidaram nas memórias de cada um na fase adulta.
Palavras-chave: Educação não formal. Programa Curumim. Memória.
Abstract
The debate and reflections about the non-formal education, considering contemporary issues, are important because they don't deal with a static knowledge field, but an under construction concept. The present article reclaims the ex-participants memories of curumim program from Sesc São Paulo, analyzing their remembrances And the possible relation with theirs life today. Autobiography was the research methodology, using the narration as information collector tool and their memories as the main objective of the research. the results show up themes those demonstrate us the Importance and the archives that a non formal educational program could have, furthermore, especially in this case, also childhood remembrances those still alive at the adult life of each participant.
Keywords: Non formal education. Curumim Program. Memory.
Baixe o artigo completo em PDF.