Postado em 17/05/2018
#Criança e Natureza
Buscando alternativas para a reinserção das infâncias nas cidades planejadores urbanos, arquitetos, ambientalistas e educadores têm desenvolvido ações e estratégias de criação e ocupação de ambientes naturais por crianças e jovens, ouvindo seus desejos e anseios. Esse movimento visa valorizar o contato direto da criança com áreas verdes, garantindo a interconexão entre a natureza e as pessoas.
Territórios educativos, ruas de lazer, caminhos escolares, conselhos infantis urbanos, grupos e coletivos de famílias, que revitalizam praças e parques, são exemplos concretos do engajamento das crianças na vida urbana e que contribuem tanto para a reelaboração da noção de cidade como espaço comum, vivo, igualitário e compartilhado, quanto para a vivência das infâncias.
Desta forma, o seminário Latino-Americano – Criança e Natureza: Cidades Mais Verdes - Infâncias Urbanas é fruto da parceria entre Sesc SP e Instituto Alana, visando compartilhar experiências socioeducativas para crianças em áreas verdes, contando com convidados brasileiros, argentinos, chilenos e peruanos.
Confira a programação
06 de junho
10h30 às 11h | Abertura institucional: Sesc SP e Instituto Alana
11h às 12h30 | Conferência de Abertura: Panorama – Criança, Natureza e Cidades
14h às 15h | Mesa de Debate: Natureza da Criança e Direito à Natureza
16h15 às 17h30 | Mesa de Debate: Cidade e Participação da Criança
17h30 às 18h | Encerramento
07 de junho
10h às 10h30 | Apresentação dos programas Sesc SP
10h30 às 12h30 | Oficinas e Vivências
13h30 às 14h | Apresentação da Declaração sobre Risco (Instituto Alana)
14h00 às 15h30 | Mesa de Debate: Natureza, Saúde e Bem-estar
15h30 às 17h| Mesa de Debate: Educação, Natureza e Território
17hàs 17h30 | Encerramento
*Haverá transporte gratuito da estação de trem Primavera-Interlagos até o Sesc Interlagos.
Convidados: Joaquin Leguia, Gandhy Piorski, Pedro Hartung, Pedro Fiori Arantes, Catharina P. Cordeiro dos Santos Lima, Carolina Balparda, Luciano Lima, Fundación Inspira, Fundación Mi Parque, Beatriz Goulart, Ângela Ibanez, entre outros.
INCRIÇÕES GRATUITAS AQUI
#O que é o Ideias e Ações para um Novo Tempo?
O projeto tem como objetivo identificar e compartilhar práticas socioambientais que possam ser referências para o debate e a mobilização das pessoas, por meio de ações socioeducativas, formativas e de espaços de encontro para a troca de conhecimentos e saberes.
Um dos eixos do projeto é reconhecer nos territórios suas respectivas potencialidades na área socioambiental, especialmente onde as unidades do Sesc SP estão inseridas. Chega-se, assim, à reflexão de como os princípios da sustentabilidade se expressam nestas ações e quais são os impactos gerados para a comunidade local.
#Programação nas unidades do Sesc São Paulo
Além de discutir os conceitos e as possibilidades para o maior contato das pessoas com a natureza, a construção de hábitos saudáveis e, principalmente, a importância da conservação e entendimento sobre as áreas verdes, será possível acompanhar em todas as unidades do Sesc SP, de 01 a 30 de junho, atividades como cursos, oficinas, vivências, visitas mediadas, exposições, rodas de conversas, palestras e debates que tratam sobre a relação da criança e natureza.
Confira a programação completa aqui.