Postado em 22/02/2018
Os ingredientes do Brasil serão centrais na composição dos cardápios e das reflexões do projeto Cultura no Prato em 2018. Segundo a coordenadora de alimentação do Sesc Bom Retiro, Cleizer Marques, o projeto “É uma oportunidade de descobrir algumas curiosidades e saborear esses ingredientes que fazem parte das tradições brasileiras. De norte a sul, o Brasil tem muita história alimentar para contar.”
Em fevereiro, o primeiro Cultura no Prato do ano trouxe a mandioca como temática. Ingrediente consumido em muitas regiões brasileiras, vem da tradição dos nossos antepassados indígenas, que nos ensinaram muitas formas de consumir essa raiz.
A atividade consistiu em uma apresentação relatando a trajetória da gastronomia brasileira e sua aplicação na cultura do Nordeste, destacando os ingredientes típicos com foco na mandioca.
O Chef Luis Fernando Perin, responsável por conduzir a atividade, conversou com a Eonline e deu algumas dicas sobre esse ingrediente pra lá de brasileiro. Olha só:
E para alimentar a expectativa dos interessados e não deixar ninguém com água na boca, compartilhamos a receita de uma deliciosa sopa de mandioca com carne seca e rúcula. Tome nota!
Em abril, a gastróloga e nutricionista Jane Glebia traz como protagonista a castanha do pará. Também conhecida como castanha-do-brasil, é extremamente saborosa e rica em nutrientes e proteínas. Do fruto, extrai-se a semente. Um dos mais conhecidos produtos brasileiros de exportação, originária de uma árvore típica de florestas virgens, como a floresta amazônica, pode ser consumida in natura, torrada, ou na forma de farinhas. Seu óleo é utilizado na culinária e na fabricação de cosméticos. Por possuir propriedades medicinais, é recomendada a combate os radicais livres e retarda o envelhecimento. Para informações sobre essa atividade, clique aqui.
Já em junho, o Chef Marcelo Malta apresenta o Charque, corte exclusivamente bovino, geralmente do dianteiro, típico do Rio Grande do Sul.
O Cultura no Prato é isso: comida boa, histórias dos ingredientes e outras curiosidades.
Quer mais receitas e mais cultura? Acesse sescsp.org.br/culturanoprato e fique por dentro das edições anteriores!