Postado em 08/08/2017
Apresentada pela primeira vez como parte da programação do Sesc Bauru em 2015, a Virada Nerd se converteu em uma esperada época para os jovens bauruenses. Em 2017, os jovens se empoderaram do evento e participaram de sua idealização e realização, do começo ao fim.
Nesse ano, a Virada Nerd aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de julho com diversas atividades gratuitas para todas as idades. Na programação, com assinatura registrada dos jovens, filmes de ficção científica, oficinas de tecnologias, vivências de games, cosplay e swordplay movimentaram a Unidade.
A programação foi pensada ao longo de semanas de discussões promovidas nos encontros do Papo Diverso, atividade do Programa Juventudes que há mais de dois anos reúne jovens de 13 a 29 anos para refletirem sobre os mais diversos assuntos, favorecendo o debate democrático.
“Nós provocamos com o tema e eles trouxeram ideias e nomes que eu jamais pensaria. É o universo deles. Então, nós buscamos realizar o máximo do que eles idealizaram”, explica Raquel Milreu, instrutora de atividades infantojuvenis do Sesc Bauru.
O tema proposto pelo Sesc, “Futuros (Im)Possíveis”, se abriu em um leque de possibilidades, e tornou-se um verdadeiro convite para a diversão e também para a reflexão sobre as novas tecnologias e seus impactos, sobre sustentabilidade e sobrevivência, enfim, sobre os tempos atuais e os vários futuros (im)possíveis.
“Quando pensamos em futuro, pensamos em avanços tecnológicos e realidades alternativas. Mas não teremos futuro se não preservarmos o meio ambiente já, hoje, agora. Por isso, trouxemos a questão da sustentabilidade para a Virada Nerd. O futuro depende de um presente consciente”, conta Catarina Bomfim Farha, 15 anos, uma das integrantes do Juventudes que esteve à frente da organização do evento.
Os jovens atuaram em diversas frentes, desde a elaboração da programação em si até a divulgação, e ainda acompanharam o desenrolar das atividades como corresponsáveis por elas, atuando ao lado dos técnicos de programação do Sesc Bauru da abertura ao fim do evento.
Como os jovens se sentiram com a experiência de atuarem nos bastidores da Virada Nerd?
O integrante do Juventudes, João Vitor Yoshida da Silva, 14 anos, diz que “a sensação é de dever cumprido. É uma responsabilidade e ao mesmo tempo é diversão. Aprendemos e valeu a pena”.
Sobre o futuro? Bruno Santiago Deusdara, 16 anos, diz acreditar que “a Virada Nerd será uma grande convenção”. Impossível? Esses jovens têm nos dito todos os dias que o amanhã pode ser o que quiserem.
O Papo Diverso acontece semanalmente, quartas e sextas, das 16h às 18h, no Espaço de Tecnologia do Sesc Bauru. A atividade é gratuita e aberta ao público em geral.
--
Para ouvir: