Postado em 03/08/2017
Gisela G. S. Castro (1)
Resumo
Considerado por longo tempo um país de jovens, o Brasil apresenta hoje percentuais crescentes de idosos. Nesse contexto, é indispensável o debate a respeito do idadismo (ageism). Esta é uma forma ainda pouco discutida de preconceito baseado na idade, que ocasiona a discriminação e contribui para a marginalização e eventual exclusão social dos mais velhos. Diante desse cenário, este artigo traz uma reflexão sobre o envelhecimento, promovendo uma discussão sobre o preconceito motivado pelos estereótipos associados à figura do velho em nossos meios de comunicação, destacando sua importante função social.
Palavras-chave: comunicação; idadismo; envelhecimento; velhice; preconceito.
Abstract
Brazil, for a long time considered a young country, displays increasing percentages of older people. Within this context, it is important to debate ageism. This little discussed form of prejudice based on age leads to discrimination against older people, their marginalization and social exclusion. In this scenario of changes, this paper presents a reflection on ageing, promoting a discussion about prejudice motivated by the stereotypes associated with older people in the media, highlighting their important social role.
Keywords: ageism; ageing; prejudice; communication.
(1) Psicóloga, Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), com pós-doutorado em Sociologia na University of London. Docentee Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo. Coordena o GRUSCCO: Grupo CNPq de pesquisa em subjetividade, comunicação e consumo. Email: gcastro@espm.br