Postado em 30/06/2017
Resumo
Este material se dedica a um projeto de ação, cuja execução é pretendida no território do extremo da zona oeste da cidade de São Paulo, no Distrito
Raposo Tavares. A essência do pensamento se concentra na base ideológica de Carlos Matus, ao tratar do Planejamento Estratégico como uma linha de pensamento em transformação (da Planificação Tradicional para Planificação Estratégica), cuja proposta de análise está concentrada na atuação de um coletivo de “agitação cultural”. O subsídio acadêmico, não será explorado em todo seu potencial neste momento, pois a maturidade do coletivo estudado ainda é um ponto em desenvolvimento, fator que dificulta o aprofundamento teórico e prático, todavia potencializa a continuidade da ação. O esforço se concentra então, em explorar o conteúdo, e “customizar” a teoria a favor de uma aplicação prática do Planejamento Estratégico, com foco no controle, e organização das ações culturais desenvolvidas pelo coletivo.
Palavras-chaves: Planejamento, Estratégia, Cultura, Território, Coletivos
Abstract
This work follows an action project, which its focus in the far west region of São Paulo city, in Raposo Tavares district. The main idea is inspired by the Carlos Matus’s ideological basis of thinking, that deals with strategical planning as a changing point of society (starting in the Traditional Planning to the concept of Strategical Planning), who’s proposal of analysis is focus on the practices of a “cultural agitation” collective. In a first moment, the bibliographical content will not be explored in its total, because it’s difficult to ally a deep understanding of a case which didn’t get its maturity and it’s subject to practical analysis with actual theories, however this potentiates the course of actions. Since, to get the collective plain develop is important to study its content allied to the practice and customize this knowledge in favor of a empiric application of the strategical planning, with focus on control,and the collective organization and development of the cultural actions.
Keywords: Planning, Strategy, Culture, Territory, Popular Culture Groups