Postado em 24/05/2017
O Sesc Pompeia e a banda Violeta de Outono têm uma relação de longa data. No sábado, 27/5, a banda reuniu sua formação original: Fabio Golfetti (guitarra e vocal), Angelo Pastorello (baixo) e Claudio Souza (bateria) para reproduzir o show de lançamento do primeiro LP da banda, em 1987. Na ocasião também foi relançado o LP em CD, remasterizado.
Conversamos com Fabio Golfetti, guitarrista e fundador da banda que nos contou sobre os episódios mais importantes dessa história e ainda presenteia os fãs com fotos, jornais, vídeos e o álbum "Eclipse, gravado em 1986, no Sesc Pompeia.
Confira tudo a seguir:
Fábio Golfetti tocando com o Violeta de Outono no Sesc Pompeia em 1995. Foto: acervo pessoal
O começo de tudo
"Desde o festival punk Começo do Fim do Mundo de 1982, o Sesc Pompeia sempre contou com a reputação de promover o rock paulistano. E com a gente não foi diferente, o Violeta de Outono estreou no Sesc Pompeia em 28/03/1986; pouco antes, fizemos uma pré-estreia no lendário Lira Paulistana.
Naquele show no Sesc Pompeia, abrimos um festival da gravadora EMI-Odeon que estava lançando os discos das bandas Musak, Lado B, Plebe Rude e Zero. Dois meses antes, a nossa demotape começou a tocar na recém inaugurada rádio 89 FM e, para nossa surpresa, o público que compareceu no show já conhecia nossas músicas..."
Eclipse: a Raridade de 1986
"Conseguimos um contrato com a nova gravadora independente Wop Bop, e lançamos nosso primeiro EP no Sesc Pompeia durante 3 dias, em 11, 12 e 13 de dezembro de 1986, com a casa lotada e com direito a um quarto show extra, no mesmo domingo dia 13, por conta da extensa fila que se formou enquanto os ingressos se esgotavam."
O show do dia 13 foi gravado por um fã e enviado a Fabio. Escute ele aqui, em primeira mão:
"Nesse momento, criou-se uma empatia grande entre o Pompeia e o Violeta de Outono, parecia que nossos fãs sempre esperavam por um novo show lá, a cada passo da banda."
Novamente no Teatro, em 1989
Confira no vídeo a seguir, o show da banda no Sesc Pompeia em 1989:
"Por diversas fases nesses 30 anos, lançamos os nossos principais discos no Sesc Pompeia e a cada volta, sentimos a mesma sensação de uma estreia, sempre emocionante e gratificante!"
Depoimento de Fabio Golfetti fornecido ao Sesc Pompeia em 24 de maio de 2017.
Registros do passado
Confira fotos e recortes de jornais das diversas passagens da banda pelo Sesc Pompeia: