Postado em 24/05/2017
Mesmo em momentos de conflitos, o esporte é uma importante ferramenta social: Ele permite que moradores do campo de refugiados no bairro de Shati, localizado na Faixa de Gaza, território palestino entre o Egito e Israel, superem dificuldades como a falta de recursos, o desemprego, a escassez de água e energia, impostas pela guerra, para praticar o futebol de praia.
A proximidade de Gaza com o mar e o amor de seu povo pelo esporte, possibilitou a formação de atletas que cresceram jogando em bairros populares palestinos. Para o jogador Fadi Jaber, é uma honra representar seu país, além de ser uma oportunidade de se tornar um atleta profissional árabe. “Apesar de todos os obstáculos, estamos tentando agarrar as chances de jogar no exterior e representar a Palestina nas competições de alto nível”, afirma.
A história de Jaber é retratada no curta-metragem Jogando em Gaza, que integra o projeto Cores do Futebol, série de produções realizadas por canais de TV públicas em parceria com a TAL TV – Televisão da América Latina.
Especial Curta
Dia 20, 0h10
Direção: Minjung Kim.
Classificação: Livre.