Postado em 23/03/2017
(1) Deuzimar Costa Serra
Resumo
Este artigo aborda um relato de experiências com atividades gerontagógicas realizadas durante os estudos de doutorado em Educação, cujo tema versa sobre Gerontagogia Dialógica Intergeracional para elevação da autoestima e inserção social dos idosos. A pesquisa consolidou-se no cenário de Caxias-Maranhão com um grupo de pessoas idosas no recorte etário de 60 a 85 anos de idade, todos em processo de alfabetização. As atividades gerontagógicas foram planejadas e executadas como uma das etapas do processo metodológico da pesquisa-ação. O percurso metodológico da pesquisa rendeu experiências que atenderam aos objetivos planejados, tendo como referência círculos de cultura em Freire (1996), e outros aportes teóricos em Bosi (1994), Neri (2001), Cachione (2003), Serra (2012), além da legislação educacional, com destaque ao Estatuto do Idoso em Cordel, que contribuíram para que a metodologia lograsse êxito, tendo como base a garantia e o acesso à educação das pessoas idosas, entendendo que o direito de continuarem aprendendo deve ser discutido e contemplado nas definições de políticas educacionais na modalidade EJA, com oferta em contexto escolar e não escolar. Os resultados convergem para afirmar que a metodologia utilizada a fim de alfabetizar foi significativa aos sujeitos pesquisados, entre os principais: leitura e escrita; conhecimento dos direitos; participação, perseverança e engajamento nas atividades; valorização pessoal; melhoria nas relações com filhos e netos; mudança na concepção sobre velhice e o processo de envelhecimento; e alfabetização digital.
Palavras-chave: relato; experiências; atividades; gerontagógicas.
Abstract
This article discusses the narrative of experiences of activities directed to old people for doctoral studies in education, whose theme is about Intergenerational Dialogic Gerontology Education to increase selfesteem and social integration of the elderly. The research was carried out in Caxias-Maranhão scenario with a group of elderly people ranging from 60 to 85 years old, all in literacy. The gerontology education activities were planned and executed as one of the stages of the methodological process of action research. The methodological research route provided experiences that led to the planned objectives having as reference culture circles reference in Freire (1996), and other theoretical contributions in Bosi (1994), Neri (2001), Cachione (2003), Sierra (2012) besides the education legislation, and especially on the Elderly Statute in Cordel, which contributed to the success of the methodology, based on the guarantee and access to education for older people, understanding that the right to continue learning should be discussed and contemplated in the educational policy settings of the Brazilian Young and Adults Education modality, offering school and nonschool context. The results led us to affirm that the methodology used to teach literacy was significant to the research subjects, among the main ones: Reading and writing; rights knowledge; participation, perseverance and engagement in activities; personal development; improved relationships with children and grandchildren; old age and the aging process concept change and digital literacy.
Keywords: reporting; experiences; activities; gerontology education.
(1) Pedagoga pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Docência do Ensino Superior (UFRJ); mestre em Ciências da Educação Iplac/Cuba, reconhecido pela UFC; prof.ª adjunta II da Uema; diretora do Centro de Estudos Superiores de Codó-Cescd/Uema. email: deusa_dkg@yahoo.com.br