Postado em 23/03/2017
O que é envelhecer bem? Um bom envelhecer deve ser uma obrigação? Uma conquista merecida após anos lutando pela sobrevivência? Ou apenas sorte?
Sem melindres, modismos ou preconceitos, a Edição 66 da Revista Mais 60: Estudos Sobre Envelhecimento traz uma série de artigos para refletir sobre a visibilidade e o entendimento da velhice.
Com tantas mudanças nos campos social, tecnológico e científico, têm-se observado o aumento da expectativa de vida e, com isso, o crescimento da população idosa no mundo. Estudos sobre o tema do envelhecimento tornam-se constantes e ganham relevância no âmbito político-social.
Em busca do que é certo para a sociedade, várias propostas e paradigmas para o “bom envelhecer” surgem e multiplicam-se, sugerindo produtos, serviços, terapias, saberes e receitas para um envelhecer saudável e feliz, na tentativa de transformar a velhice numa época promissora. Essas alternativas podem ser bem animadoras, mas, talvez, não o suficiente, pois com o intuito de transformar a alegria numa constante, às vezes, se transformam em modelos onde o “envelhecer bem” deixa de ser expectativa e acaba por se tornar uma obrigação para o idoso que, por não participar das tendências, acaba sendo interpretado como sinônimo de fracasso.
O ato de envelhecer pode ser apenas uma referência que cada indivíduo leva consigo durante toda extensão de sua existência, onde o respeito à peculiaridade de cada um é essencial. Assim, a partir disto, pode-se pensar em programas e atividades que resultem em maior eficiência para melhorar a qualidade de vida durante todo o processo do envelhecimento.
Por meio de artigos, resenha e painel de experiência, a Edição 66 busca, de forma ampla, discutir a valorização da pessoa idosa no contexto social, colocando em pauta reflexões que abordam a psicologia e a psicanálise para o envelhecimento, atividades gerontagógicas, arte contemporânea, esportes e protagonismo. Traz, ainda, uma entrevista com a bailarina e atriz de 84 anos, Dorothy Lenner e um ensaio fotográfico de João Farkas.
Editada há mais de 25 anos pelo Sesc São Paulo, a Revista Mais 60: Estudos Sobre Envelhecimento é um periódico quadrimestral especializado no tema do envelhecimento e tem como objetivo divulgar de forma ampla pesquisas que refletem sobre o envelhecer na contemporaneidade.
Confira aqui e baixe gratuitamente a edição 66.
Veja outras edições da Revista Mais 60: Estudos Sobre Envelhecimento
Acompanhe a programação voltada a idosos nas Unidades do Sesc SP