Postado em 08/11/2016
Totó La Momposina, uma das principais cantoras da música tradicional colombiana, carrega consigo a história de seus ancestrais e espalha ao mundo a cultura latina americana. Em Novembro, a artista desembarca no Sesc Pompeia para encher a Comedoria de cores, sabores e ritmos.
Em sua trajetória, estão sete indicações ao Grammy Latino, das quais ganhou três, e uma indicação ao Grammy Americano. Em 1982, se apresentou durante a entrega do Prêmio Nobel de Literatura para Gabriel García Márquez. Também estudou História da Dança na Universidade Sorbonne, na França, e foi convidada pelo ex-cantor do Genesis, Peter Gabriel, para participar de um dos festivais mais importantes do mundo, o Womad. E tudo isso com os pés descalços, já que Totó dispensa os sapatos em suas apresentações.
Nascida na localidade de Talaigua, próxima à costa do Caribe, em uma família com histórico musical, Totó desde cedo foi iniciada nos ritmos de sua terra: cumbia, chalupa, garabato, mapale, bullerenge. Tudo isso misturado com a cultura cubana e suas sonoridades, como son, guaracha, rumba e bolero. Música de gente simples, trabalhadores agrícolas, pescadores, lavadeiras, e que contam a história de todo um continente.
Nos anos 90, Totó ganhou os olhares internacionais com a turnê “WOMAD”, realizando o sonho de apresentar a música folclórica colombiana ao mundo. Por isso, é considerada embaixadora informal do gênero há cinco décadas. Entre seus principais sucessos, está a música “El Pescador”. Ouça abaixo:
Em 2012, a cantora participou da música “Latinoamerica”, do grupo porto riquenho, Calle 13, junto com a brasileira Maria Rita e a peruana Susana Baca. Confira:
No Sesc Pompeia, o show acontece no dia 17 de Novembro, às 21h30. Os ingressos já estão sendo vendidos no portal e nas bilheterias das unidades Sesc.