Postado em 04/10/2016
As inscrições para IV Seminário Serviços de Informação em Museus – Informação Digital como Patrimônio Cultural, podem ser feitas aqui e nas Unidades da capital e do interior, a partir de 4 de outubro.
A era da informação alterou a produção de conteúdo e seus formatos, agora em sua maioria criados digitalmente, e essa realidade requer estratégias específicas de preservação. Para além disso, há ainda as mudanças culturais e a repercussão dessas mudanças na construção de memórias.
Arquivos digitais já compõem acervos como bens do patrimônio cultural. Alguns trafegam na rede, sendo, por vezes, guardados e identificados por grupos e pessoas que os produziram ou, não raramente, perdidos facilmente. É possível visualizar não apenas um documento que está fisicamente distante, mas também, em determinadas ocasiões, conhecer dados sobre o contexto em que foi produzido, por onde circulou e de quais programas depende para seu acesso. Assim, vale indagar como torná-los acessíveis para diferentes culturas e idiomas, como manter a diversidade e como recuperá-los em meio a tanta informação.
Essas questões nos fazem pensar quais os desafios para preservação das memórias dos séculos XX e XXI. Quais os efeitos e contribuições das tecnologias em relação à seleção, preservação e organização de acervos? Essas são algumas das perguntas mobilizadoras do Seminário e nesses dois dias serão apresentadas políticas, experiências, metodologias e recursos de preservação e gestão de objetos digitais no âmbito de instituições culturais.
Houve um momento em que se teve a impressão de que o espaço físico a ser ocupado por esses registros digitais seria muito menor. Porém, observa-se a aceleração na produção e difusão da informação, gerando inúmeros registros e exigindo velocidade de rede e alta capacidade de armazenamento dos servidores.
Na atualidade, a discussão está em torno da seleção, organização, armazenamento e recuperação de conteúdos produzidos digitalmente e da avaliação do que será preservado como patrimônio cultural. A curadoria destes conteúdos que tomaram uma proporção gigantesca é inevitável e já é realizada por diversos agentes, não sendo demanda exclusiva de instituições que lidam com acervos.
Atentos a esse contexto, o Sesc e Pinacoteca de São Paulo realizam a quarta edição do Seminário que pretende ser um espaço de compartilhamento de estudos e de experiências sobre o tema.
IV Seminário Serviços de Informação em Museus. Informação Digital como Patrimônio Cultural.
Com: Ana Carolina Simionato, Daniel Flores, Gabriela Sousa de Queiroz, Jack Ludden, Jorge La Ferla, Lidia Eugenia Cavalcante, Luis Fernando Sayão, Miguel Arellano, Rachel Alves, Soledad Aberca, Vera Dodebei e Vinicius Martins.
Dias: 8 e 9 de Novembro
Inscrições: de R$ 24,00 a R$80,00 (clique aqui para se inscrever)
Programação completa: aqui
Para mais informações encaminhe um email para seminarioinfodigital@bomretiro.sescsp.org.br ou entre em contato pelo telefone 11 3332-3600