Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Centro de Educação Ambiental do Sesc Guarulhos

Fachada do CEA | Foto: Ricardo Ferreira
Fachada do CEA | Foto: Ricardo Ferreira

O Centro de Educação Ambiental (CEA) do Sesc Guarulhos dedica-se ao tema “Territórios em transformação”, com o objetivo de criar conexões entre as pessoas e o meio ambiente. O espaço conta com agentes de educação ambiental, educadores responsáveis pelas atividades e projetos ali desenvolvidos.

Está aberto ao público por meio de visitas espontâneas e agendamentos de grupos como escolas e instituições sociais.

O que fazer no CEA?

Você pode saber mais sobre hidrografia, ocupação urbana por meio de projeções mapeadas sobre uma maquete topográfica; ter contato com fauna, flora em realidade aumentada; assistir minidocumentários sobre o território; e participar de uma série de atividades que acontecerão por lá.

Veja alguma delas:

Estação de mapa interativo

Mapa da cidade de Guarulhos | Foto: Denise Minichelli

Imagine poder ver imagens de rios, ruas, áreas de preservação, ilhas de calor e outras informações sobre Guarulhos. Esse é o mapa interativo, que  oferece a possibilidade de um outro olhar sobre a cidade.

Documentários

Conheça a história da cidade, por meio de seus atores sociais e interações socioambientais, por meio de 4 minidocumentários que retratam parte da pesquisa realizada durante os levantamentos de dados para produção da maquete de projeção mapeada. São eles:

Permanência Sustentável: Demonstra diferentes formas de ocupação do espaço urbano.

Percepção Sistêmica: Mostra como as pessoas entendem e percebem o meio ambiente que envolve a sua realidade.

Memória e perspectivas para o futuro: Narra através das memórias dos moradores de Ponte Grande e Cabuçu, (dois bairros de ocupação antiga no município) e mostra a relação dessas pessoas com o meio ambiente.

Expedição por Guarulhos: Acompanha uma pequena expedição pelo Rio Cabuçu de Cima, abordando questões ambientais e curiosidades históricas.

Caixas de experimentação

Com materiais lúdicos e educativos, as caixas de experimentação estimulam várias descobertas nos jardins da Unidade. Conheça um pouco mais sobre elas.

Foto de Adauto PerinMóvel com 4 caixas de experimentação fechadas | Foto: Adauto Perin

Descobrindo: insetos: Com vários equipamentos como lupas e cartas de informação, você encontra informações e curiosidades sobre insetos e a sua importância para o meio ambiente.

Descobrindo: plantas: Nesse roteiro o objetivo é descobrir as plantas e espécies do jardim da Unidade, coletar folhas, flores e frutos já caídos e observar seus detalhes com lupas, entre outras ferramentas.

Água! Cadê? : Que tal realizar alguns experimentos com água e descobrir a importância de sua preservação?! Entender a diferença da qualidade da água que bebemos e a existente nos rios e mares, além de descobrir a importância da preservação das matas ciliares para a saúde dos nossos mananciais.

Passarinhando: Ouvidos atentos e olhos bem abertos. Será que é possível encontrar aves no jardim? Utilizando os apitos que imitam os pios dos pássaros e o binóculo, talvez seja possível. E caso não encontre nenhum passarinho voando por ali, na caixa há fichas que apresentam algumas espécies que vivem na região e seus hábitos de alimentação.

Observando a paisagem: Quando olhamos para o nosso espaço e estabelecemos relações entre o que vemos e o que sabemos para realizar escolhas, estamos fazendo uma leitura de paisagem. Utilize as imagens para conhecer mais sobre a paisagem onde se insere o Sesc Guarulhos e sua relação com a cidade. Com papel e o material de desenho da caixa é possível criar seu próprio mapa de Guarulhos, com os elementos que achar mais importantes ou interessantes.

De onde vem, para onde vai: Conheça a origem de alguns materiais que estão presentes na nossa vida, mas que nem imaginamos de onde vieram, qual foi o trajeto até nossas casas e como deve ser feito seu descarte. Esta instalação é um convite para refletirmos sobre o modo que consumimos e como isso afeta o planeta.

Realidade Aumentada

Mapa da cidade de Guarulhos | Foto: Denise Minichelli

Por meio de tablets com um aplicativo de realidade aumentada, é possível ver modelos 3D das ecotécnicas utilizadas na construção do  Sesc Guarulhos. Com esse mesmo aplicativo serão apresentados animais e plantas presentes no município.

Placas Táteis

Uma das placas táteis presentes no CEA -| Foto: Lúcio Érico

Ainda na linha de que para ver é preciso tocar, 10 placas táteis apresentam espécies botânicas e animais da região. Esse recurso possibilita às pessoas com deficiência visual o acesso a essas imagens.

Atendimento de Grupos e Agendamentos

Para agendamento de visitas (escolas, instituições, entre outros ) envie e-mail para agendamento@guarulhos.sescsp.org.br

Para conhecer a programação de maio e junho do Centro de Educação Ambiental (CEA)  clique aqui.